Qual É o Melhor Pneu Para Moto 160? Análise Completa

Maria Silveira Costa
Maria Silveira Costa
11 min. de leitura

Escolher o pneu certo para sua moto 160 é uma decisão que afeta diretamente sua segurança, o comportamento da moto e seu bolso. Um pneu inadequado compromete a aderência em curvas e na chuva, enquanto a escolha correta aumenta a confiança e a economia de combustível.

Este guia definitivo analisa os 10 melhores pneus para motos como a Honda CG 160 e a NXR 160 Bros, detalhando para qual tipo de piloto e uso cada um é indicado. Aqui você encontrará informações diretas para fazer uma compra informada e rodar com mais segurança e desempenho.

Como Escolher o Pneu Certo Para Sua Moto 160

Antes de analisar os modelos, entenda os fatores que definem um bom pneu para você. Primeiro, considere seu tipo de uso: você roda majoritariamente no asfalto da cidade, enfrenta estradas de terra ou busca um equilíbrio entre os dois?

Segundo, avalie a relação entre durabilidade e aderência. Pneus que duram mais quilômetros costumam ter um composto de borracha mais duro, o que pode limitar a aderência. Pneus mais macios oferecem mais segurança em curvas e no molhado, mas se desgastam mais rápido.

O custo-benefício é a soma desses fatores, alinhado ao seu orçamento.

Nossas análises e classificações são completamente independentes de patrocínios de marcas e colocações pagas. Se você realizar uma compra por meio dos nossos links, poderemos receber uma comissão. Diretrizes de Conteúdo

Análise: Os 10 Melhores Pneus para Moto 160

1. Par Pneu Technic Bros 160 (90/90-19 + 110/90-17)

O conjunto da Technic para a Bros 160 apresenta um desenho de uso misto, projetado para quem trafega tanto no asfalto quanto em estradas de terra leves. Os blocos da banda de rodagem são otimizados para oferecer tração em terrenos irregulares sem comprometer excessivamente o conforto e a estabilidade no asfalto.

A proposta da marca é entregar um produto funcional com um preço competitivo, atraindo quem busca uma reposição econômica sem abrir mão da versatilidade.

Este par de pneus é a escolha ideal para o proprietário de uma Bros 160 que a utiliza como principal meio de transporte em trajetos que incluem vias não pavimentadas, como em áreas rurais ou periferias com ruas de terra.

Se você precisa de um pneu que não te deixe na mão ao sair do asfalto, mas passa a maior parte do tempo em vias urbanas e busca uma solução econômica para a troca do conjunto completo, esta é uma opção a ser considerada.

Prós
  • Custo-benefício atrativo para o par
  • Desenho versátil para uso misto (on/off-road)
  • Boa tração em estradas de terra batida
Contras
  • Aderência no asfalto molhado é inferior a modelos premium
  • Durabilidade pode ser menor sob uso intenso e contínuo
  • Ruído de rodagem no asfalto pode ser maior que pneus 100% urbanos

2. Par Pneu Vipal ST600 CG 160 (80/100-18 + 90/90-18)

O Vipal ST600 é um pneu reconhecido no mercado pela sua incrível durabilidade. Desenvolvido com foco no motociclista que roda altas quilometragens diariamente, seu composto de borracha mais duro e o desenho da banda de rodagem são otimizados para resistir ao desgaste.

A estrutura reforçada também contribui para uma maior resistência a furos e pequenos impactos, características essenciais para quem depende da moto para trabalhar.

Este par é a escolha perfeita para motofretistas, entregadores e qualquer piloto de CG 160 que prioriza a máxima quilometragem e o menor custo por quilômetro rodado. Se você usa a moto como ferramenta de trabalho e precisa de um pneu que aguente o tranco do dia a dia, com sol ou chuva, o ST600 da Vipal entrega a robustez necessária.

A aderência, embora funcional para o uso urbano, não é seu ponto forte para uma pilotagem esportiva.

Prós
  • Durabilidade excepcional, ideal para altas quilometragens
  • Excelente custo por quilômetro rodado
  • Estrutura robusta e resistente a danos
Contras
  • Aderência em curvas e em piso molhado é apenas mediana
  • Conforto de rodagem inferior a pneus com composto mais macio
  • Não é indicado para uma pilotagem que exija alto desempenho

3. Pneu Pirelli MT60 Traseiro Bros 160 (110/90-17)

O Pirelli MT60 é um pneu de referência na categoria de uso misto, equipando originalmente diversos modelos de fábrica, incluindo a própria Bros 160. Sua fama vem da excelente performance que entrega tanto no asfalto quanto fora dele.

O desenho dos blocos otimiza a tração na terra e, ao mesmo tempo, oferece uma área de contato surpreendente no asfalto, permitindo boas inclinações em curvas com segurança. O composto de borracha oferece um nível de aderência superior.

Este pneu traseiro é para o dono de Bros 160 que não abre mão da qualidade e busca a melhor performance possível em todas as condições. Se você gosta de fazer passeios de fim de semana que incluem estradas de terra, mas também exige segurança e aderência para andar na cidade ou pegar uma rodovia, o MT60 é imbatível.

Ele é a escolha de quem entende que o pneu é um componente de performance, não apenas um item de reposição.

Prós
  • Excelente aderência no asfalto seco e molhado
  • Ótima capacidade de tração em terrenos off-road leves
  • Pneu de referência, usado como equipamento original
Contras
  • Preço significativamente mais alto que a concorrência
  • Desgaste mais rápido devido ao composto de borracha mais macio
  • Exige um investimento maior para manter a performance original da moto

4. Par Pneu Maggion Bros 160 (90/90-19 + 110/90-17)

A Maggion oferece este conjunto para a Bros 160 como uma alternativa de bom custo-benefício no segmento de uso misto. O modelo Viper, frequentemente encontrado neste par, possui um desenho com blocos centrais que favorecem a rodagem no asfalto, enquanto as laterais mais espaçadas ajudam na tração em terrenos de baixa aderência.

A marca é conhecida por produzir pneus com boa durabilidade, focando no consumidor que busca um meio-termo entre preço e performance.

Este par de pneus da Maggion é indicado para o piloto da Bros 160 que busca uma opção mais em conta que os modelos premium, mas não quer recorrer a marcas de qualidade duvidosa. É uma escolha sensata para o uso diário, que mescla cidade e eventuais trechos de terra, sem a exigência de performance extrema do Pirelli MT60.

Se seu objetivo é uma reposição confiável e econômica, que cumpra sua função sem surpresas, este conjunto é uma aposta segura.

Prós
  • Bom equilíbrio entre durabilidade e preço
  • Versatilidade para diferentes tipos de piso
  • Marca nacional com boa reputação no mercado
Contras
  • Performance em chuva é inferior a pneus de primeira linha
  • Pode apresentar vibração em velocidades mais altas no asfalto
  • A capacidade off-road é limitada a terrenos secos e firmes

5. Par Pneu Technic Sport CG 160 (2.75-18 + 100/90-18)

Diferente de outras opções focadas em durabilidade, o par Technic Sport aposta em um apelo visual e de performance para o asfalto. O pneu traseiro na medida 100/90-18 é ligeiramente mais largo que o original (90/90-18), o que confere um aspecto mais robusto à traseira da moto.

O desenho da banda de rodagem é esportivo, com menos sulcos e mais área de contato com o solo, visando melhorar a aderência em curvas no asfalto seco.

Este conjunto é para o piloto de CG 160 que valoriza a estética e busca uma pegada mais esportiva na condução urbana. Se você gosta de customizar sua moto e quer um pneu que ofereça mais confiança para uma pilotagem ágil na cidade, com foco em estabilidade em curvas, o Technic Sport é uma escolha interessante.

Ele sacrifica um pouco da durabilidade e da performance na chuva em troca de mais aderência no seco e um visual diferenciado.

Prós
  • Visual esportivo e pneu traseiro mais largo
  • Boa aderência em asfalto seco
  • Preço competitivo para um conjunto com apelo esportivo
Contras
  • Durabilidade inferior a pneus de composto duro
  • Escoamento de água limitado, exige cuidado na chuva
  • A medida mais larga pode alterar levemente a agilidade da moto

6. Pneu Maggion Traseiro Bros 160 (110/90-17)

Esta opção da Maggion é um pneu traseiro avulso para a Bros 160. Geralmente o pneu traseiro se desgasta mais rapidamente que o dianteiro, e esta é uma alternativa econômica para quem precisa fazer apenas essa substituição.

O desenho é tipicamente de uso misto, seguindo a proposta da moto, e a construção foca em oferecer uma durabilidade razoável por um preço acessível, sendo um dos produtos de maior giro no mercado de reposição.

Este pneu é perfeito para o motociclista pragmático que precisa substituir apenas o pneu traseiro gasto da sua Bros 160 e busca o melhor custo-benefício imediato. Se você não faz questão de manter o conjunto idêntico ao original ou a um modelo premium e precisa de uma solução rápida, barata e funcional para continuar rodando, o pneu traseiro da Maggion atende a essa necessidade com competência.

Prós
  • Preço muito competitivo para reposição
  • Durabilidade adequada para o segmento econômico
  • Fácil de encontrar no mercado
Contras
  • Desempenho geral inferior a marcas premium
  • Aderência em piso molhado apenas satisfatória
  • Pode desequilibrar a ciclística se o pneu dianteiro for de outro modelo/marca

7. Pneu Levorin Dakar 2 Traseiro CG 160 (90/90-18)

O Levorin Dakar 2 é um pneu que carrega um nome associado à resistência e aventura. Embora projetado para a urbana CG 160, seu design e composto buscam entregar uma durabilidade acima da média, similar à proposta do Vipal ST600.

A banda de rodagem possui sulcos bem definidos que auxiliam no escoamento da água, tornando-o uma opção confiável para quem roda diariamente, independentemente do clima.

Este pneu traseiro é uma excelente alternativa para quem busca a durabilidade de um Vipal, mas talvez prefira o desenho ou a reputação da Levorin. É ideal para o trabalhador que utiliza a CG 160 para longos deslocamentos urbanos e interurbanos.

Se sua prioridade é rodar o máximo possível antes da próxima troca, reduzindo custos de manutenção, o Dakar 2 se apresenta como um forte concorrente no segmento de pneus de alta quilometragem.

Prós
  • Alta durabilidade e resistência ao desgaste
  • Bom desempenho no escoamento de água
  • Ótimo custo-benefício para quem roda muito
Contras
  • Conforto de rodagem pode ser comprometido pela rigidez
  • Não é a melhor opção para performance em curvas
  • O composto duro oferece aderência limitada em situações extremas

8. Pneu Vipal TR400 Dianteiro Bros 160 (90/90-19)

O Vipal TR400 é um pneu dianteiro para a Bros 160 com um foco claro: durabilidade e uso misto. A Vipal aplica sua expertise em compostos de alta resistência para criar um pneu que aguenta o tranco de diferentes tipos de piso.

O desenho com blocos robustos e bem espaçados garante boa dirigibilidade em estradas de terra, ao mesmo tempo que o sulco central ajuda a manter a estabilidade em linha reta no asfalto.

Este pneu é para o proprietário de Bros que já confia na durabilidade da Vipal e precisa trocar apenas o pneu dianteiro. É uma escolha lógica para quem usa um pneu traseiro da mesma marca ou de outra com foco em durabilidade, mantendo o equilíbrio do conjunto.

Ideal para quem roda em áreas com má conservação do asfalto ou trechos de terra, onde a robustez do pneu dianteiro é fundamental para a segurança e controle da direção.

Prós
  • Extrema durabilidade e resistência a avarias
  • Bom comportamento em estradas de terra
  • Custo-benefício interessante para um pneu dianteiro
Contras
  • Aderência em asfalto molhado é apenas funcional
  • Pode gerar mais ruído e vibração que pneus on-road
  • Sensibilidade da direção pode ser menor devido à rigidez dos blocos

9. Pneu Technic Tiger Dianteiro CG 160 (2.75-18)

O Technic Tiger é um pneu dianteiro urbano para a CG 160 na medida mais tradicional 2.75-18. Seu desenho é clássico, com sulcos longitudinais e transversais projetados para oferecer uma boa dirigibilidade no dia a dia e um escoamento de água eficiente.

A proposta é ser uma peça de reposição extremamente acessível, focada em atender o motociclista que busca uma solução barata e imediata para continuar rodando com segurança.

Este pneu é a escolha para o dono de CG 160 com orçamento limitado que precisa de uma troca urgente do pneu dianteiro. Se você roda principalmente em baixa e média velocidade na cidade e seu critério principal de compra é o preço, o Tiger da Technic cumpre a função básica de um pneu dianteiro.

Ele não oferece performance de ponta, mas resolve o problema de um pneu careca com um investimento mínimo.

Prós
  • Preço extremamente baixo
  • Desenho adequado para o uso urbano diário
  • Boa capacidade de escoamento de água para a categoria
Contras
  • Durabilidade e aderência limitadas
  • Composto de borracha de qualidade inferior a marcas consagradas
  • Não inspira confiança para uma pilotagem mais exigente

10. Pneu Maggion Viper Traseiro Bros 160 (110/90-17)

O Maggion Viper, na versão para a traseira da Bros 160, é um pneu de uso misto que tenta equilibrar o desempenho no asfalto com a capacidade em terra. Seu design apresenta um sulco central contínuo para estabilidade em retas e blocos laterais que auxiliam na tração fora de estrada.

Comparado a outras opções da Maggion, o Viper costuma ter um apelo ligeiramente mais voltado para a performance no asfalto.

Este pneu traseiro é uma boa opção para o piloto da Bros 160 que passa 80% do tempo no asfalto e 20% em terra batida. Se você busca um pneu com um comportamento mais previsível em curvas na cidade do que os modelos com cravos muito grandes, mas ainda quer a segurança de encarar uma estradinha de chão no fim de semana, o Viper oferece esse equilíbrio.

Ele se posiciona como uma alternativa de custo médio entre os econômicos e o premium Pirelli MT60.

Prós
  • Bom equilíbrio entre performance on-road e off-road leve
  • Preço intermediário, bom custo-benefício
  • Desgaste uniforme se utilizado na calibragem correta
Contras
  • Não se destaca em nenhuma condição específica
  • Aderência na lama é praticamente nula
  • Existem opções com maior durabilidade na mesma faixa de preço

Pneu para CG 160 vs. Bros 160: Entenda as Medidas

A principal diferença entre os pneus para a Honda CG 160 e a NXR 160 Bros está nas medidas e na vocação. A CG 160, uma moto urbana (street), usa rodas de aro 18 polegadas tanto na dianteira quanto na traseira (medidas como 80/100-18 na frente e 90/90-18 atrás).

Já a Bros 160, uma moto de uso misto (trail), utiliza uma roda maior na frente, de aro 19 polegadas (90/90-19), e uma menor atrás, de aro 17 polegadas (110/90-17). Essa roda dianteira maior na Bros ajuda a transpor obstáculos como buracos e terrenos irregulares com mais facilidade, reforçando sua proposta on/off-road.

Urbano, Misto ou Off-Road: Qual o Seu Perfil?

  • Pneus Urbanos (On-Road): Projetados para o asfalto. Possuem sulcos para escoar água e uma maior área de contato com o piso, priorizando a aderência e a estabilidade. São a escolha padrão para a CG 160 e para quem usa a Bros 160 exclusivamente na cidade.
  • Pneus de Uso Misto (On/Off-Road): A escolha certa para a Bros 160. Seus blocos (cravos) são mais pronunciados que nos pneus urbanos, garantindo tração na terra. No entanto, ainda mantêm uma área de contato suficiente para rodar com segurança no asfalto. São versáteis, mas não excelentes em nenhum dos dois extremos.
  • Pneus Off-Road: Com cravos grandes e espaçados, são feitos para terra, lama e areia. No asfalto, são barulhentos, instáveis e se desgastam muito rápido. São pneus de uso específico, raramente indicados para o uso diário em uma moto 160.

Durabilidade vs. Aderência: O Que Priorizar?

Aqui reside o maior dilema na escolha de um pneu. Pneus com alta durabilidade, como os da Vipal e Levorin, usam um composto de borracha mais duro. Eles rodam milhares de quilômetros, economizando seu dinheiro com trocas, mas a aderência, principalmente em piso molhado ou em curvas fechadas, é limitada.

Por outro lado, pneus de alta aderência, como o Pirelli MT60, usam compostos mais macios que se agarram ao asfalto, transmitindo muita segurança. O preço dessa segurança é um desgaste muito mais rápido e um custo por quilômetro maior.

A decisão é sua: se você é um trabalhador que roda o dia todo, a durabilidade é financeiramente mais inteligente. Se você valoriza a performance e a segurança máxima em qualquer condição, priorize a aderência.

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