Qual é o Melhor Pneu Para Moto? Guia de Compra!
Produtos em Destaque
Índice do Artigo
Escolher o pneu certo para sua moto é uma decisão de segurança e performance. Este guia analisa os melhores pneus disponíveis, ajudando você a encontrar a opção ideal para seu estilo de pilotagem e modelo de motocicleta.
Aqui, você encontrará análises detalhadas de pneus para uso urbano, misto e trail, com foco em durabilidade, aderência e compatibilidade com as motos mais populares do Brasil.
Como Escolher o Pneu Certo Para Sua Moto?
Antes de analisar os produtos, entenda os fatores que definem sua escolha. O pneu ideal depende do seu tipo de uso, do terreno que você mais enfrenta e, claro, do modelo da sua moto.
Considerar estes pontos garante que você invista em um produto que atenda suas necessidades reais de pilotagem.
Nossas análises e classificações são completamente independentes de patrocínios de marcas e colocações pagas. Se você realizar uma compra por meio dos nossos links, poderemos receber uma comissão. Diretrizes de Conteúdo
- Tipo de Uso: Você roda principalmente na cidade, pega estradas ou se aventura em trechos de terra? Pneus de moto street são otimizados para asfalto. Pneus de moto trail possuem cravos para aderência em terra, mas podem ser mais ruidosos no asfalto.
- Medidas do Pneu: Verifique o manual da sua moto para encontrar as medidas corretas de largura, altura e aro. Usar um tamanho inadequado pode comprometer a segurança e a dirigibilidade.
- Construção (TT ou TL): Sua moto usa rodas raiadas ou de liga leve? Rodas raiadas geralmente exigem pneus com câmara (TT, Tube Type). Rodas de liga leve usam pneus sem câmara (TL, Tubeless), que são mais seguros em caso de furo.
- Prioridades: Você busca a máxima durabilidade do pneu para economizar ou prefere uma aderência superior em pista molhada para mais segurança? Existe uma troca entre essas duas características.
Análise: Os 10 Melhores Pneus Para Moto
Analisamos uma seleção de pneus que se destacam em suas categorias. Selecionamos opções de marcas como Michelin, Vipal e Maggion, cobrindo desde o uso profissional diário em uma CG até a aventura de fim de semana com uma Bros.
1. Michelin City Extra 90/90-18 (Sem Câmara)
Para o motociclista que usa sua CG 160, Fan ou Titan com rodas de liga leve no dia a dia e não abre mão da segurança, o Michelin City Extra é a escolha premium. Este pneu sem câmara (TL) é projetado para quem valoriza a aderência em pista molhada e a confiança de uma marca líder.
A tecnologia empregada nos sulcos otimiza a drenagem de água, reduzindo o risco de aquaplanagem e transmitindo mais segurança em dias chuvosos, um diferencial para o trânsito urbano imprevisível.
Este modelo é a evolução do aclamado City Pro, com foco em aumentar a durabilidade sem sacrificar a aderência. O composto de borracha e a construção reforçada prometem uma quilometragem superior em comparação ao seu antecessor, tornando o investimento inicial mais justificável a longo prazo.
Se você busca um equilíbrio refinado entre segurança, longevidade e performance para o seu trajeto diário, este pneu de moto street entrega um desempenho consistente e confiável.
- Excelente aderência em pista molhada
- Durabilidade aprimorada em relação a versões anteriores
- Segurança do sistema sem câmara (TL)
- Marca com alta reputação no mercado
- Preço significativamente mais alto que concorrentes nacionais
- Não é a opção mais econômica para quem busca apenas a máxima quilometragem
2. Vipal ST300 90/90-18 Traseiro (Para CG/Titan)
O Vipal ST300 é o pneu para quem usa a moto como ferramenta de trabalho. Ideal para motofretistas e entregadores que pilotam uma Honda CG, Titan ou YBR, este modelo foi construído com um único objetivo principal: maximizar a durabilidade do pneu.
Seu composto de borracha mais duro e a banda de rodagem com desenho sólido garantem uma quilometragem elevada, o que se traduz em um custo por quilômetro muito baixo, fator decisivo para profissionais.
A Vipal é uma marca nacional consolidada, e o ST300 reflete essa vocação para o trabalho pesado. A performance em aderência, especialmente em pista molhada, é funcional e atende às necessidades básicas de segurança, mas não é seu ponto forte.
A escolha por este pneu é puramente racional: se você roda centenas de quilômetros por semana e precisa de um pneu que aguente o ritmo sem pesar no bolso, o ST300 é uma das opções mais inteligentes do mercado.
- Durabilidade excepcional, ideal para uso profissional
- Ótimo custo-benefício e baixo custo por quilômetro
- Ampla disponibilidade em todo o Brasil
- Construção robusta para o dia a dia
- Aderência em piso molhado é apenas funcional, exige cautela
- O composto mais duro pode tornar a pilotagem menos confortável em pisos irregulares
3. Maggion Crosser 110/90-17 Traseiro (Para Bros/XRE)
Se você é proprietário de uma Honda Bros ou Yamaha XRE 190 e gosta de alternar entre o asfalto da cidade e estradas de terra no fim de semana, o Maggion Crosser é o seu pneu. Este modelo de uso misto, ou pneu de moto trail, oferece a versatilidade que sua moto pede.
Seus blocos laterais espaçados garantem tração e segurança em terrenos de baixa aderência como terra e cascalho, permitindo aventuras leves com confiança.
Ao mesmo tempo, a faixa central da banda de rodagem foi projetada para manter contato constante com o asfalto, o que proporciona estabilidade e controle em velocidades de cruzeiro na estrada.
Ele representa um excelente compromisso para quem não quer ter um pneu exclusivo para cada terreno. É a escolha perfeita para o motociclista que vive na cidade, mas não dispensa uma escapada para o campo ou sítio.
- Excelente versatilidade para uso em asfalto e terra
- Boa capacidade de tração em terrenos de baixa aderência
- Preço competitivo na categoria de pneus mistos
- Design robusto que combina com o visual das motos trail
- Pode gerar mais ruído no asfalto em comparação com um pneu 100% street
- O desgaste tende a ser mais rápido se utilizado exclusivamente em asfalto
4. Vipal ST300 80/100-14 Traseiro (Para Biz/Pop)
Para o piloto de Honda Biz ou Pop 110i, o Vipal ST300 na medida 80/100-14 é a solução focada em economia e durabilidade para o uso urbano intenso. Este pneu traz a mesma proposta do seu irmão maior para a CG: rodar muito, gastando pouco.
É a escolha ideal para quem usa a moto para deslocamentos diários, como ir e voltar do trabalho, faculdade ou realizar pequenas entregas na vizinhança.
Sua construção é pensada para resistir ao asfalto brasileiro e garantir uma longa vida útil, o que o torna um campeão de custo-benefício para motos CUB. O desenho da banda de rodagem prioriza a longevidade e oferece um escoamento de água adequado para condições normais de chuva.
Se seu foco é manter sua Biz ou Pop rodando com o menor custo de manutenção possível, este pneu Vipal cumpre a missão com eficiência.
- Alta durabilidade para o segmento de CUBs
- Preço muito acessível, ideal para quem busca economia
- Desenvolvido para o uso intenso na cidade
- Marca nacional com forte presença no mercado
- O conforto não é seu ponto forte
- A performance em chuva é básica, exigindo pilotagem prudente
5. Vipal TR300 60/100-17 Dianteiro (Trail para Biz/Pop)
Esta é uma solução inteligente para um problema comum: o Vipal TR300 dianteiro é perfeito para o dono de Biz ou Pop que sofre com ruas esburacadas, paralelepípedos ou trechos de terra no seu caminho.
Ele transforma uma moto urbana em um veículo mais preparado para terrenos ruins. Se você sente que a frente da sua CUB é muito instável em pisos irregulares, este pneu pode ser a resposta.
Diferente de um pneu street liso, o TR300 possui pequenos cravos que aumentam a aderência em superfícies soltas e ajudam a absorver impactos, conferindo mais controle e segurança.
A medida 60/100-17 é a padrão dianteira para esses modelos, o que torna a substituição direta e sem adaptações. É uma escolha funcional para quem quer mais robustez no dia a dia sem trocar de moto.
- Aumenta a segurança e estabilidade em pisos ruins
- Melhora a capacidade da moto em trechos de terra
- Boa absorção de impactos
- Instalação direta em rodas de Biz e Pop
- Pode gerar uma leve vibração no guidão em asfalto liso
- A área de contato no asfalto seco é menor que a de um pneu street
6. Flashtyre 2.75-18 Dianteiro (Para Titan/Fan)
O pneu dianteiro da Flashtyre é a opção para o motociclista com o orçamento mais restrito. Se sua principal preocupação é substituir um pneu gasto com o menor investimento possível para manter sua Titan, Fan ou YBR rodando, este modelo cumpre essa função.
Ele se encaixa na categoria de pneus de entrada, focados exclusivamente no preço.
Não espere diferenciais de performance, aderência superior em chuva ou alta tecnologia. Este pneu oferece o básico para uma locomoção segura em condições ideais de pista e em velocidades moderadas.
Para quem usa a moto para trajetos curtos e não exige muito do equipamento, ele se apresenta como uma solução econômica e funcional para uma necessidade imediata.
- Preço extremamente baixo
- Facilmente encontrado no varejo e oficinas
- Solução econômica para substituições de emergência
- Cumpre a função básica em condições normais
- Durabilidade e aderência são limitadas
- Não é recomendado para quem roda muito ou em condições adversas
- A qualidade do composto de borracha é de entrada
7. Technic Sport 90/90-18 Traseiro (Uso com Câmara)
Para o motociclista que deseja dar um visual mais arrojado à sua CG, Fan ou YBR com rodas raiadas, o Technic Sport é uma alternativa interessante. Este pneu com câmara (TT) se destaca pelo seu desenho esportivo, inspirado em modelos de categorias superiores, sendo uma escolha popular para quem gosta de personalizar a moto sem gastar muito.
A proposta aqui é mais estética do que de performance. Embora o desenho dos sulcos seja mais agressivo, o composto de borracha ainda é focado na durabilidade, similar a outros pneus da sua faixa de preço.
Ele pode oferecer uma sensação ligeiramente melhor em curvas em comparação com pneus de trabalho, mas seu principal atrativo é realmente o estilo que confere à motocicleta.
- Design com apelo esportivo
- Preço acessível para um pneu com visual diferenciado
- Boa opção para customização de baixo custo
- Disponível para as principais motos street de baixa cilindrada
- A performance real não reflete o visual esportivo
- Aderência e durabilidade são medianas, sem grandes diferenciais técnicos
8. Vipal TR300 90/90-19 Dianteiro (Para Bros/XRE)

Pneu Bros 150 Xre 190 Xtz 150 90/90-19 52p Tr300 Vipal
Disponível na Amazon
Este é o pneu dianteiro ideal para completar o conjunto de uso misto da sua Honda Bros ou XRE. Para o piloto que já usa um pneu traseiro trail e quer o máximo de equilíbrio e segurança, combinar com o Vipal TR300 dianteiro é a decisão correta.
Ele garante que a roda da frente tenha a tração necessária para direcionar a moto em terrenos de terra, lama leve ou cascalho.
O desenho dos cravos do TR300 é otimizado para oferecer controle direcional no off-road, permitindo que você aponte a moto com mais confiança em curvas fora de estrada. A medida 90/90-19 é a especificação original para a dianteira dessas motos, garantindo uma montagem perfeita.
Usar um conjunto de pneus com a mesma proposta (dianteiro e traseiro trail) é fundamental para um comportamento previsível e seguro em qualquer terreno.
- Excelente tração dianteira em estradas de terra
- Aumenta a segurança e o controle no uso off-road
- Composto durável, adequado para uso misto
- Par ideal para pneus traseiros trail
- Produz mais ruído e vibração no asfalto
- A frenagem em asfalto molhado pode ser menos eficaz que a de um pneu street
9. Pro Tork STR 7000 90/90-18 Traseiro (Para CG/YBR)
Concorrente direto do Vipal ST300, o Pro Tork STR 7000 é outra excelente opção para o motociclista que busca a máxima durabilidade do pneu. Se você usa sua CG, YBR ou outra street 125/150/160 para trabalhar e sua prioridade absoluta é a quilometragem, este pneu entra na disputa.
A Pro Tork aplica a mesma fórmula de sucesso: um composto de borracha duro e uma banda de rodagem projetada para se desgastar lentamente.
A marca Pro Tork é amplamente conhecida no Brasil por seus acessórios e peças, e com os pneus não é diferente. O STR 7000 é facilmente encontrado e possui um preço agressivo, tornando-se uma escolha muito racional.
Assim como seu principal rival, ele sacrifica um pouco do conforto e da aderência em chuva em nome da longevidade. É uma decisão econômica para quem roda sem parar.
- Durabilidade muito elevada, focado em alta quilometragem
- Preço extremamente competitivo
- Marca nacional de fácil acesso em todo o país
- Ideal para uso profissional e diário intenso
- Conforto de rodagem é limitado pelo composto duro
- Performance em piso molhado é apenas satisfatória
10. Maggion Winner 80/100-14 Traseiro (Sem Câmara)
O Maggion Winner é a escolha certa para o proprietário de uma Honda Biz 125, ou outro modelo de CUB, que venha equipada com rodas de liga leve. Sua principal vantagem é a construção sem câmara (tubeless), um importante item de segurança.
Em caso de um pequeno furo, o pneu esvazia lentamente, dando ao piloto tempo para parar em segurança, ao contrário do esvaziamento instantâneo de um pneu com câmara.
Este pneu é projetado para o ambiente urbano, com um desenho de banda de rodagem que equilibra durabilidade e um bom escoamento de água. Competindo na mesma categoria do Vipal ST300 e do Michelin City Extra para CUBs, o Maggion Winner se destaca pelo fator segurança do sistema TL combinado com um custo-benefício atraente.
Se sua Biz tem rodas de liga, optar por um pneu sem câmara como este é uma atualização inteligente.
- Segurança extra por ser um pneu sem câmara (TL)
- Bom custo-benefício para a categoria
- Ideal para modelos de Biz com rodas de liga leve
- Reparo de furos é mais simples e rápido
- A durabilidade pode ser ligeiramente inferior à de concorrentes com composto mais duro
- Exige que a roda seja apropriada para pneus sem câmara
Pneu Com Câmara (TT) vs. Sem Câmara (TL): Qual Usar?
A escolha entre um pneu com câmara (TT - Tube Type) e um sem câmara (TL - Tubeless) depende fundamentalmente do tipo de roda da sua moto. Pneus TT são projetados para rodas raiadas, que possuem furos para os raios e não conseguem reter o ar por si sós.
A câmara interna é quem faz esse papel. Já os pneus TL são usados em rodas de liga leve, que são hermeticamente seladas. O próprio pneu veda o ar diretamente contra o aro.
A principal vantagem do sistema sem câmara (TL) é a segurança. Em caso de furo por um prego ou objeto similar, o ar escapa lentamente, permitindo que o piloto mantenha o controle e pare a moto com calma.
Em um pneu com câmara (TT), o furo na câmara causa um esvaziamento súbito e perigoso. Se sua moto tem rodas de liga leve, a recomendação é sempre usar pneus sem câmara.
Durabilidade e Aderência: O Que Priorizar?
Na engenharia de pneus, durabilidade e aderência são características que caminham em direções opostas. Pneus com composto de borracha mais duro, como o Vipal ST300, desgastam-se mais lentamente e oferecem alta quilometragem, mas têm menos capacidade de "grudar" no asfalto, especialmente no molhado.
Por outro lado, pneus com composto mais macio, como os esportivos, oferecem uma aderência fantástica, mas sua vida útil é consideravelmente menor.
A sua decisão deve ser baseada no seu perfil de uso. Se você é um profissional que roda o dia todo e precisa de economia, a durabilidade do pneu é sua prioridade. Se você preza pela máxima segurança em qualquer condição climática ou gosta de uma pilotagem mais esportiva, a aderência é mais importante.
Modelos como o Michelin City Extra buscam um equilíbrio, oferecendo boa aderência em pista molhada com uma durabilidade aprimorada, mas com um custo mais alto.
Entendendo as Medidas do Pneu da Sua Moto
Você encontrará uma sequência de números e letras na lateral do pneu, como 90/90-18. Entender o que eles significam é simples e ajuda a comprar o produto certo. O primeiro número (90) é a largura do pneu em milímetros.
O segundo número (90) é a relação de aspecto, ou seja, a altura do pneu é 90% da sua largura. O último número (18) é o diâmetro do aro em polegadas.
É fundamental usar as medidas recomendadas pelo fabricante da sua motocicleta. Essas informações estão no manual do proprietário ou em um adesivo na balança traseira da moto. Instalar um pneu mais largo ou mais alto que o original pode parecer uma boa ideia, mas frequentemente prejudica a agilidade da moto, aumenta o consumo de combustível e pode até raspar em componentes como a balança ou o para-lama.
Perguntas Frequentes
Conheça nossos especialistas

Líder Editorial e perita em Comparações de Produtos
Maria Silveira Costa
Formada em jornalismo pela PUC-Rio e com um MBA do IBMEC, Maria lidera a equipe editorial do QualÉAMelhor. Ela assegura a precisão de todas as análises comparativas, a transparência de nossa metodologia e que nossos leitores recebam respostas diretas para encontrar a melhor solução para suas necessidades.

Nosso Time de Conteúdo
QualÉAMelhor
Nosso conteúdo é fruto de uma curadoria detalhada e de análises imparciais. Diariamente, a equipe do QualÉAMelhor se dedica a pesquisar, contrastar e avaliar produtos para que você sempre encontre as alternativas mais vantajosas disponíveis no Brasil.

























